domingo, 20 de abril de 2008

A Capacitação do Espírito Santo

Ao ouvirmos falar do Espírito Santo, imediatamente nos lembramos da santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, cada um preparado para trazer a criação do Pai de volta à vida de santidade. Quando o homem caiu, o Pai, o Filho e o Espírito Santo deram início à preparação para que o homem voltasse a conhecer a salvação. No livro de João, Cap.14 verso 26, vemos o Senhor Jesus nos ensinando a missão do Espírito Santo: “Mas o consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”.
Em Mateus, Cap. 1, descobrimos que o Senhor Jesus Cristo foi gerado pelo Espírito Santo de Deus no ventre de uma virgem; depois, quando ele se torna moço feito, bem no início de seu Ministério, ele foi ao rio Jordão para ser batizado nas águas por João Batista, e logo depois deste batismo desce sobre ele como em forma de pomba a Espírito Santo, ou seja, o próprio Jesus foi batizado pelo Espírito Santo de Deus.Já em Romanos, Cap.8, verso 11 , o texto diz o seguinte: E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós... Aqui descobrimos que o próprio Espírito Santo de Deus ressuscitou a Jesus dentre os mortos. Então, vemos aqui o Espírito Santo de Deus realizando em Jesus, desde o seu nascimento até a sua morte, três passos:

·Jesus gerado pelo Espírito Santo;
.Jesus batizado pelo Espírito Santo;
.Jesus ressuscitado pelo Espírito Santo.

Quando nos arrependemos da condição de pecador e confessamos a Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, nascemos de novo, e o nosso espírito, antes morto pelo pecado, agora nasce de novo, gerado pelo Espírito Santo de Deus. Um belo dia nós, cheios do poder de Deus, começamos a orar em uma língua diferente, uma língua nunca saída de nossos lábios: é a evidência de que acabamos de ser batizados pelo Espírito Santo. E, quando morrermos para a vida terrena, e deixarmos o corpo que habitamos, seremos ressuscitados pelo Espírito Santo de Deus, ou seja, estaremos caminhando 3 caminhos percorridos por Jesus Cristo:

·Nós nascemos de novo, fomos gerados pelo Espírito Santo
·Oramos em línguas estranhas, um dos sinais do batismo pelo Espírito Santo
·Quando morrermos para este mundo, seremos ressuscitados pelo Espírito Santo

Quando esteve aqui, Jesus foi guiado pelo Espírito Santo; assim devemos também seguir os mesmos passos de nosso Senhor, e ser guiados pelo Espírito Santo de Deus a toda a verdade. Mas só poderemos percorrer este mesmo caminho através da orientação do Espírito Santo; por isso devemos orar muito em línguas para edificação de nosso Espírito. , de acordo com o que está escrito em 1º Coríntios, Cap. 14 Vs 2 e Vs 4: Porque o que fala língua estranha,não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios [...] o que fala em língua estranha edifica-se a si mesmo. Então, quanto mais você orar em línguas mais você estará edificando o seu espírito, pois quando você ora em línguas é o próprio Espírito Santo de Deus falando em você ao Pai, e você estará sendo aperfeiçoado por ele para a sua caminhada aqui nesta terra. O Espírito Santo é aquele que guiará você a toda a verdade!

Sandro Luís Machado

Nenhum comentário: