quarta-feira, 8 de julho de 2009

Prepare-se

Josué auxiliava Moisés quando este morreu. Precisamos estar preparados para assumir o que Deus planejou para nós, até que ele nos ordene. A Igreja existe porque recebemos um chamado e temos que cumprir esse propósito. Deus vem ao nosso encontro e temos experiências com ele. Deus nunca faz algo sem antes avisar os seus servos. Temos o Espírito de Deus em nós e um profeta pode ser levantado para confirmar o propósito. Vivemos pelas promessas de Deus, pois ele prometeu estar conosco, que nunca nos abandonaria. Ele está no comando para que não nos desviemos nem para a direita nem para a esquerda e sejamos corajosos e não desanimemos.

“O Senhor disse a Josué: ‘Levante-te. Porque estás tão prostrado? Israel pecou. Violou a aliança que eu lhe ordenei. Apossou de coisas consagradas, roubou-as, escondeu-as e as colocou junto a seus bens’.” (Js. 7.10-11.)

Os homens de Ai os puseram em fuga, mataram e perseguiram ferindo-os. Josué com as autoridades de Israel rasgou as vestes, prostrou-se rosto em terra, diante da arca do Senhor, cobrindo de terra a cabeça, e ali permaneceu até à tarde.

Disse então Josué: “Ah, Soberano Senhor, porque fizeste este povo atravessar o Jordão? Foi para nos entregar nas mãos dos amorreus e nos destruir? Antes nos contentássemos em continuar do outro lado do Jordão! Que poderei dizer, Senhor, agora que Israel foi derrotado por seus inimigos? Os cananeus e os demais habitantes desta terra saberão disso, nos cercarão e eliminarão o nosso nome da terra. Que fará, então, pelo teu grande nome?”.

Deus, então, revelou que havia pecado encoberto e mandou que o povo fosse santificado e se apresentasse pela manhã. Acã confessa seu pecado contra Deus. Ele cobiçou e se apossou de uma bela capa da Babilônia. Dois quilos e quatrocentos gramas de prata e uma barra de ouro de seiscentos gramas. Disse Josué: “Por que você nos causou esta desgraça? Hoje o Senhor lhe causará esta desgraça: E todo o Israel o apedrejou.”

Quando Deus ordenou a Josué, a promessa era que “ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida” (v. 1.5). No entanto, eles tinham sido derrotados. Deus havia feito maravilhas como a travessia do Jordão. Josué se prostrou diante de Deus buscando uma resposta e lhe foi revelado o pecado de um homem como sendo de todos. O pecado da cobiça e da posse. O castigo é a morte. Faz lembrar o pecado de Ananias e Safira, que também foram mortos por Deus, neste caso. Existem outros exemplos na Bíblia.

Atualmente, os pastores e as igrejas estão desacreditados porque existe muita cobiça e posse indevida no nosso meio. O que será que Deus gostaria que fizéssemos com esse tipo de pessoa? Ou o que Deus fará? Se temos convicção que fomos ordenados, temos a promessa e sabemos as conseqüências deste ato. O Espírito de Deus pode nos revelar o pecado escondido para que toda a igreja não seja destruída ou morta espiritualmente.

Margaret Pena da Mata
Jornalista e Colaboradora do portal Lagoinha.com
– margpena@yahoo.com.br

Nenhum comentário: