segunda-feira, 22 de junho de 2009

Comunicar é incentivar

Uma das preocupações hoje é a falta de jovens em algumas igrejas. Mesmo com programações voltadas a eles, a presença não é o grande destaque. Como podemos trazer os jovens da própria igreja para as atividades e, conseqüentemente, capacitar a juventude para levar o evangelho e conquistar mais pessoas para Cristo? É sobre isso que vamos falar. A intenção é identificar alguns pontos importantes na comunicação com o público jovem, principalmente no que diz respeito à divulgação de encontros e programações.

A comunicação está diretamente ligada ao marketing, palavra esta que muitas vezes é cortada do vocabulário igrejeiro. As comunidades têm receio de utilizar a palavra para definir suas ações, mas é necessário usar essa ferramenta em favor da obra, utilizando-a para “fazer aparecer” aquilo para qual está trabalhando. A igreja pode fazer o melhor encontro e acampamento ou até ter o melhor “produto”, Jesus, mas é preciso fazer tudo isso conhecido. O marketing deve sim ser utilizado para divulgar, não obrigatoriamente para vender.

Comunicar e divulgar faz toda a diferença. Conhecer as técnicas, também. Mas como fazer isso especificamente para o jovem, um público tão exigente e independente de seus pais, familiares e líderes religiosos?

A seguir veremos alguns pontos importantes no processo de divulgação, que vai muito além do apenas comunicar, mas tem a função de incentivar e motivar a juventude para estar presente nas atividades da igreja.

Você é muito importante: o pastor ou líder tem papel fundamental para conquistar o jovem. Esse público carente de referências tem a necessidade de acreditar em seu líder, ver nele alguém que merece ser seguido. Para conquistar essa confiança é preciso estar junto aos jovens, participando da vida deles e sendo exemplo. Adquirir credibilidade está intimamente relacionado ao conhecimento. Se o jovem conhecer seu líder e pastor, saberá que pode ouvi-lo.

Boca-a-boca: Não adianta divulgar somente nos boletins, jornais e Internet. Uma das técnicas mais fáceis, antigas e que funciona muito bem é a comunicação oral. Falar diretamente com a pessoa pode ser muito efetivo neste caso. O incentivo, a forma como se diz, as expressões corporais revelam muito sobre aquilo que o líder fala. O boca-a-boca, como é conhecido, pode colaborar quando, face a face, você faz um convite ou apresenta uma proposta ao jovem.

Vestir a camisa: Este ponto pode ser aplicado tanto para a juventude como para outros públicos. Não basta estar próximo ao jovem e ele acreditar em você, o líder precisa acreditar naquilo que esta divulgando. Se assim for, o receptor perceberá a qualidade daquela programação, culto ou encontro. Ele perceberá a realidade quando se fala.Um vendedor não terá sucesso se não for o primeiro a comprar a idéia de que aquele produto é útil e pode colaborar de alguma forma.

Envolver: Uma forma de ter o jovem em eventos e programações é envolvê-lo na organização. Ele precisa sentir-se parte daquilo. Chame-o para dar idéias. Reconheça a importância e capacidade do jovem, pois ele pode ser uma ótima fonte, ajudando a definir as características do público do qual ele faz parte. Se o jovem perceber que efetivamente está envolvido no processo, ele também vestirá a camisa e trabalhará em pró daquilo.

Criatividade: Os pastores de hoje não fazem parte da mesma geração dos jovens. Os adolescentes já nascem conectados ao mundo virtual e os jovens aprenderam rapidamente a dominar e interagir com o novo meio. É mais do que necessário se envolver com as novas tecnologias, velhas conhecidas da juventude. Além dos recursos já mencionados como a Internet, é preciso reconhecer e se render aos novos meios de comunicação. Celulares, com mensagens SMS, Orkut e outras comunidades de relacionamento, e-mail, sites, podcast, MSN e blogs são alguns exemplos.

Qualidade: Não espere sucesso posterior mesmo fazendo toda a comunicação com êxito. Se o jovem não encontrar qualidade na programação, ele sairá do evento decepcionado, não voltará mais nas atividades e incentivará outros jovens (fazendo uso principalmente do sistema boca-a-boca) a não participarem.

Pensar em uma programação direcionada ao público é fundamental e isso será cada vez mais fácil se o líder ou pastor estiver lado a lado de seu jovem rebanho, ouvindo suas necessidades, orientando e sendo amigo.

Polyana Silva Francisco
Fonte: Instituto Jetro


Leia Também:

Aim Day Co - Mude o Caminho
A primeira missionária para os índios Kiowa foi uma mulher chamada Reside.
Depois de morar com os índios o tempo suficiente para que entendessem o que significa ser um cristão...

Saiba Mais...

Sonhos de um jovem
Nunca desisti dos meus sonhos, nunca pensei em olhar atrás, nunca reclamei dos meus erros. Penso que tudo que aconteceu até aqui foi muito bom, muito legal, mas, sei que tem mais...
Saiba Mais...

Nenhum comentário: